segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Informatica e a Matemática



5ª FICHA DE LEITURA

SILVIA Regina Viel Rodrigues - Uni-FACEF. A informática e o ensino de matemática: alguns estudos recentes

RESUMO: SILVIA. Os trabalhos foram desenvolvidos no Departamento de Matemática, Unesp, Rio Claro, sob a coordenação do professor Marcelo de Carvalho Borba, o grupo é formado por profissionais na área de educação matemática. O grupo tem como objetivos desenvolver trabalhos científicos em Educação Matemática envolvendo ensino e aprendizagem de Matemática e a utilização de tecnologias da informação e comunicação.


A informática e o ensino de matemática

            O amadurecimento teórico dos diversos membros surge com as novas atividades didático pedagógicas geradas, modificadas e aperfeiçoadas.
As novas demandas como aprender a lidar com as maquinas, administrar o seu
uso, buscar softwares pára equipá-los, aliados as demandas associadas ao próprio
projeto como preparar material didático. O grupo contribuiu com a publicação de diversos trabalhos em diversos níveis do ensino de Matemática, pois era um de seus objetivos analisar o novo cenário educacional que se constitui a partir da entrada da tecnologia informática. O trabalho desenvolvido com o software Geometricks utilizado no estudo da Geometria, traduzido e representado por Borba e Penteado, foi foco de estudos do grupo por um grande período, sendo tema de discussão de diversos trabalhos, assim como as calculadoras gráficas utilizada também em trabalhos de extensão do grupo.
            Por causa desta, pesquisa cientifica o grupo desenvolveu vários projetos como, por exemplo: “Centro Virtual de Modelagem: Internet, Projetos e
Educação Matemáticaé um ambiente virtual onde professores poderão encontrar suporte, oferecer ajuda e colaborar no sentido de encontrar soluções para problemas comuns, construir alternativas e debater questões ligadas à Modelagem, baseado em uma ferramenta colaborativa e assíncrona para a edição de páginas Web.
            O projeto Digital "Mathematical Performance - Matemática ensinada com arte”, utiliza a informática e recursos como a performance artística em atividades pedagógicas. O objetivo desse projeto é associar a informática a criações artísticas no campo da Educação Matemática. “O projeto investiga a performance digital, focado na temática de ensino matemático, em um ambiente on-line, e como isso pode reestruturar o modo de se fazer e ensinar Matemática por meio da tecnologia”, diz o professor Borba, coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (Gpimem) do IGCE.
            A pesquisa busca enriquecer a atividade educacional com recursos como a performance, que, no meio artístico, envolve uma ação que funde linguagens distintas, como vídeo, música, dança, pintura. Aplicativos são softwares destinados a facilitar tarefas em informática, enquanto os hipertextos são textos em que palavras ou frases em destaque, ao serem clicadas, remetem a outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário