segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Capacitação de professores para a informática da matemática


7ª FICHA DE LEITURA

Informática educativa e educação matemática: evolução das concepções de professores a partir de um curso de capacitação; SENA, Rebeca Moreira - UFMT
DARSIE, Marta Maria Pontin – UFMT, GT: Educação Matemática / n.19.

RESUMO: O Artigo apresentado relata sobre uma pesquisa desenvolvida por professores da área de Matemática. A questão central da pesquisa e verificar como evoluem as concepções dos professores de matemática em relação ao uso da informática educativa a partir de um curso de capacitação usando programas em forma de módulos como o LOGO, CABRI-GÉOMETRE, EXCEL. Com essa tentativa de adaptação poderá mudar a pedagogia didática.


Capacitação de professores para a informática da matemática

            A pesquisa desenvolvida com professores tem como objetivo capacitá-los com cursos de informática, para deixá-los preparados para as aulas auxiliando os alunos.
            Baseados nos estudos de Valente (2002), Ripper (1996), Borba e Penteado (2001) que nos alertam para o fato de que professores atuais foram formados em um contexto social e tecnológico diferente, são da geração “rádio/TV,” em que interação sujeito/tecnologia era restrita, são hoje obrigados a atuar profissionalmente na formação de alunos da geração “internet” acostumados a interagir com a tecnologia.
            Essa pesquisa se deu apartir de um processo de intervenção pedagógica, realizada em 2004 no município de Cuiabá, escola essa no primeiro grupo beneficiados com o laboratório de informática pelo PROINFO. Foram dado quarto módulos, com entrevistas coletivas, com conceitos teóricos envolvendo a matemática e informática, o uso do Superlogo, o Cabri-Geómetre e o Excel. As concepções iniciais foram coletadas através dos questionários, bem como através da entrevista coletiva durante a intervenção.
            A análise dos dados foi visto que os sujeitos foram gradativamente elaborando seus conhecimentos em relação ao uso da informática, e desta como meio de auxiliar a aprendizagem da matemática. Quebraram barreiras com respeito ao computador, através da aprendizagem do diálogo e da reflexão. Evoluíram em relação às suas concepções sobre o uso do computador para o ensino, sobretudo quando perceberam que conteúdos ministrados estão ligados ao seu campo de interesse, no caso da matemática.
            Como a tecnologia hoje está em todos os lugares de varias formas, a tentativa de adaptá-los ao ambiente escolar é muito grande. A tecnologia está mudando a didática , fazendo com que as aulas sejam diferentes, até mesmo as aulas mas tradicionais como a de matemática, com essa mudança faz com que nossas expectativa em relação a educação mude pra melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário